Confiança nos media em declínio

Confiança nos media em declínio
1 minuto de leitura


Com a preocupação cada vez maior em torno da desinformação, o panorama dos meios de comunicação social está a mudar. Num cenário global tão polarizado, a confiança nos media a nível mundial é baixa e está em declínio.

Esta quebra é confirmada pelo “Trust Barometer 2023” da americana Edelman, em que se conclui que as únicas instituições de confiança são as empresas. Já a confiança nos meios de comunicação social é de 50% (numa queda significativa de dois pontos percentuais no espaço de 12 meses). Pior, só os líderes governamentais.

“Este ano descobrimos que ainda menos pessoas com mentalidades polarizadas confiam nos media, e a desconfiança nos meios de comunicação social é um motor da polarização”, afirma Justin Blake, diretor executivo do Edelman Trust Institute. Acrescenta que, “à medida que a polarização se torna mais extrema, fica claro que a falta de confiança nos meios de comunicação social é tanto uma causa como uma consequência. Todos os líderes institucionais – sobretudo aqueles nos quais é depositado maior grau de confiança – devem aprender a navegar nesta “infodemia”, evitando a desinformação e fornecendo informação verificada”.

Fontes: Fórum Económico Mundial/Edelman Trust Barometer 2023

09-11-2023


Portal da Liderança