4 minutos de leitura
Colin Powell, militar, ex-Secretário de Estado americano e um elemento chave no governo de George W. Bush, refere algumas regras como básicas para o sucesso.
Os grandes líderes são quase sempre grandes simplificadores, que conseguem cortar no argumento, no debate e nas dúvidas, para oferecerem uma solução que todos consigam entender." -- Colin Powell
Eis as 13 regras do It Worked For Me: In Life and Leadership e porque Colin Powell as considera como tal:
- Não é tão mau como pensa. As coisas irão parecer melhores de manhã.
“Esta regra reflete uma atitude e não uma previsão. Tento sempre manter a minha confiança e otimismo elevados, independentemente da dificuldade de cada situação. As coisas irão melhorar. Você irá tornar as coisas melhores.” - Zangue-se, mas depois esqueça-se. “Trabalhei arduamente ao longo dos anos para assegurar que quando me zango me esqueça rapidamente disso e que nunca perco o controlo.”
- Evite ter o seu ego próximo da sua posição, para que este não caía ao mesmo tempo que a sua posição.
“Aceite que foi a sua posição e não o seu ego que teve falhas. A lealdade é discordar fortemente e executar fielmente.” - Pode ser feito! “Não se rodeie de céticos. Ao mesmo tempo, não ignore os céticos e os colegas com opiniões diferentes.”
- Tenha cuidado com o que escolhe.
“Pode sofrer as consequências. Não apresse as coisas.” - Não deixe que factos adversos sejam obstáculos às boas decisões.
“A melhor liderança advém geralmente de uma questão de bons instintos. Normalmente, a análise dos factos conseguirá indicar-lhe a melhor escolha. O seu julgamento será, com frequência, necessário para escolher a melhor maneira para agir.” - Não pode fazer escolhas pelas outras pessoas.
“Também não deve deixar que as outras pessoas façam as suas. Dado que a responsabilidade final é sua, certifique-se de que a escolha é sua e que não está a responder às pressões e aos desejos dos outros.” - Verifique as pequenas coisas.
“O sucesso depende das pequenas coisas, de muitas pequenas coisas. Os líderes têm conhecimento das pequenas coisas, as coisas que estão a acontecer nas profundidades da empresa, onde se encontram muitas pequenas coisas. Os líderes devem encontrar formas, formais e informais, para ter uma visão global.” - Partilhe o crédito.
“As pessoas precisam de reconhecimento e de se sentirem valorizadas, como se isso fosse comida ou água. Partilhe o crédito, aceite as responsabilidades e descubra como corrigir o que está errado. Sempre que diz que as ações não foram suas, mas sim dos outros, está a arranjar uma desculpa e não uma razão.” - Mantenha-se calmo. Seja gentil.
“No “calor do momento”, a gentileza, tal como a calma, tranquiliza os colaboradores e estes continuam a confiar neles próprios. A gentiliza liga-o aos outros seres humanos, através de uma ligação de respeito mútuo. Se se preocupar com os seus colaboradores e se for gentil para com eles, estes irão reconhecer isso e preocupar-se também consigo.” - Tenha uma visão.
“Seja exigente. O propósito é o destino da visão. Este dá-lhe energia, dá-lhe força e é o que a motiva. Essa visão deverá ser positiva, poderosa, e servir os melhores interesses da organização.” - Não aceite conselhos dos seus medos ou opositores.
“O medo é uma emoção humana natural. Sozinha não mata. Podemos aprender a estar conscientes de quando somos atacados por ele e podemos aprender a funcionar através dele. Por outro lado, se não compreendermos que o medo é normal e que tem que ser controlado e ultrapassado, este irá paralisar-nos. Não iremos pensar com clareza ou analisar as coisas racionalmente. Devemos preparar-nos para isso e controlá-lo. Nunca podemos deixar que ele nos controle. Se o medo nos controlar, não conseguiremos liderar.” - O otimismo perpétuo é uma força multiplicadora.
“Otimismo perpétuo, acreditar em si, acreditar que será bem-sucedido e mostrar paixão e confiança é uma força multiplicadora. Se acreditar e tiver preparado os seus colaboradores, estes também irão acreditar.”