Rumemos aos EUA com o programa GSI - Global Strategic Innovation, à descoberta de Silicon Valley – o vale mágico da inovação e do empreendedorismo. Em 2010 embarcámos com o objetivo de ligar Portugal a Silicon Valley. Nos anos seguintes novos caminhos se cruzaram, e desde 2011 que promovemos a ligação do mundo lusófono ao vale onde o futuro acontece.
Em cinco dias os participantes, de entidades públicas e privadas, oriundos de Portugal, passando por Cabo Verde, Angola, Moçambique ou Brasil, têm a oportunidade única de imergirem num ecossistema em que um olhar diferente faz mudar o mundo e passarmos a atores da mudança.
Mais que um programa, o Global Strategic Innovation é uma filosofia de mudança, de partilha e de entreajuda. Através do GSI, os participantes convivem com uma realidade empresarial altamente competitiva, uma realidade difícil de replicar como um todo noutra parte do mundo. Ousemos fazê-lo em menor dimensão enquanto nos agigantamos, navegando sem receios a caminho de uma ligação estruturada e sistematizada a Silicon Valley.
O centro da inovação e do empreendedorismo é o elo de excelência para o jogo da globalização. É altura de nos ligarmos aos melhores para que sejamos pioneiros de uma estratégia económica. Basta ter objetivos definidos e mobilizadores.
O GSI - Global Strategic Innovation tem quatro componentes: formação em inovação estratégica, interação com vencedores, networking exponencial e aceleração do negócio.
Não percamos tempo e apostemos no network, numa rede de parcerias, nos aceleradores globais. Este ecossistema ajuda a prepararmo-nos para competir em ambientes económicos mais exigentes, a assumirmos apostas de
maior risco, mas sobretudo, a gerar e a obter um maior
valor económico.
O palco da inovação e do empreendedorismo, Silicon
Valley, ensina-nos a importância de não perder o foco, de sermos criativos e abertos à mudança. Devemos falhar sem medo, é preciso arriscar em inovar, não esquecendo que a inspiração vale 1% e trabalho 99%.
Mas Silicon Valley não vive somente de produtos e de processos inovadores, mas sobretudo de pessoas com um grau de compromisso de excelência para com as suas organizações e para com a comunidade, pessoas talentosas e apaixonadas, pessoas que sabem que, acreditando, colaborando, partilhando, deixando a arrogância de lado, são atores de um lugar onde as portas se abrem para o mundo.
Não existem pessoas mais importantes ou menos importantes, existem pessoas com competências e características diferentes. Tudo caminha na direção
certa se tivermos uma boa equipa e lhe dermos espaço
para serem criativos, para ousarem ser diferentes,
e para falharem. O mote de Silicon Valey? – Se tiver
de falhar faça-o rapidamente.
Esta ligação do mundo da lusofonia a Silicon Valley através do Global Strategic Innovation impacta nas empresas e, à medida que tenha mais intervenientes, vai ganhando dimensão. Esta filosofia precisa de contagiar e de mobilizar o maior número possível de intervenientes.
Arrisquemos novos caminhos e, como os nossos antepassados, ao dobrar o Cabo da Boa Esperança, a operar uma revolução geográfica.
Este é o momento para operarmos uma revolução cultural … change your mindset!
Portal da Liderança