Encontrar uma vantagem competitiva para o negócio é uma coisa. Mantê-la no dia a dia é outra. E a procura constante pela melhoria do desempenho pode ser, no mínimo, stressante. Pelo que admitir que tem de pedir um apoio avalizado não faz de nós líderes/profissionais menores, antes pelo contrário.
O processo de contínua renovação das pessoas e organizações é interminável, e é precisamente por este motivo que muitos líderes têm a necessidade de solicitar uma forma de coaching para os ajudar a conduzir o negócio na direção do sucesso duradouro.
Quer se trate de um coach de vida, de liderança ou de negócios, ter alguém com uma variedade de experiências só ajuda a alargar a consciência de nós próprios, dos outros e do panorama competitivo. Ninguém aprende no vácuo – aprendemos através da partilha de conhecimento, que depende dos relacionamentos. Pense nisso. Quando lê, tem um relacionamento com o autor: ou adota o seu ponto de vista, ou não. Quando viaja, tem um relacionamento com o passageiro do lado – positivo ou não. Em ambos os casos, adquire nova informação que amplia a consciência que tem do que o rodeia.
Minimizar os erros
Os coaches trabalham com muitos clientes. Um coach pode partilhar as lições que aprendeu com outros clientes que enfrentaram desafios semelhantes (mantendo a confidencialidade, claro), poupando-lhe assim tempo, dinheiro e desgaste emocional de repetir os erros por si próprio. Errar é saudável e necessário para dar lugar ao crescimento e melhoria. No entanto, se as lições puderem ser aprendidas através da experiência de outra pessoa, melhor ainda.
Desabafar
Costuma dizer-se que “o topo é um lugar solitário”, o que é verdade, especialmente para aqueles líderes que não estão dispostos a confiar ou a conversar com as outras pessoas. Partilhar as preocupações com um coach proporciona dois tipos de vantagens. Em primeiro lugar, funciona como um escape emocional. Manter fechadas numa mala de emoção todas as preocupações, queixas e frustrações tem o mesmo resultado final que um aeroporto: um preço alto. Se imaginar o seu corpo como essa mala e a sua roupa no lugar das emoções, há de haver uma altura em que a mala, de tão cheia que está, vai fazer “pop!” e explodir em todas as direções. Em segundo lugar, a partilha de preocupações com outra pessoa ajuda a esmiuçar a verdade por detrás das emoções, dado que o coach pode descobrir o que as causou. Assim que saiba o que desencadeia essas emoções negativas – e o comportamento subsequente – vai começar a ver os níveis de stress a dissiparem-se e o desempenho a disparar.
Obter feedback
Solicitar um ponto de vista imparcial não funciona só como uma forte caixa de ressonância para trocar ideias, resulta também numa verificação da realidade no sentido de garantir que as ideias não são a calma antes da tempestade.
Por norma, as pessoas não gostam de conflitos. Afastam-se naturalmente das conversas difíceis. Se se encontra numa posição de liderança, as probabilidades de obter o feedback de que precisa são muito baixas e espaçadas no tempo, pelo simples facto de os seus subordinados não quererem comprometer-se ou correr o risco de serem demitidos. Em alternativa, um coach não tem qualquer tipo de investimento emocional no assunto e estará realmente a fazer o seu trabalho.
Em tempos de mudança, o coaching funciona como um sólido apoio. Um bom coach pode ajudar-nos a voltar a pôr os pés na terra – no lugar no topo – e a evitar os assuntos que tentam empurrar-nos para longe de onde devemos estar.
14-11-2018
Fonte: Entrepreneur
Portal da Liderança