O líder com visão de carro

Watch the video

O líder com visão de carro

Neste tipo de visão o líder fica sem noção do que o espera do outro lado da montanha, pois não vê outros pontos do caminho além do que está perto de si.

Alexandra Lemos

Visualize-se num carro a percorrer a encosta de uma montanha que não conhece. Se quiser observar uma rocha, uma flor, ou mesmo outro detalhe do percurso, basta parar, sair do carro e sentir o território. Só não tem noção do que o espera do outro lado da montanha, pois não tem capacidade de ver outros pontos do caminho além do obviamente perto de si. Não sabe onde o levará esse trilho desconhecido, se será mais fácil ou mais exigente, se conseguirá chegar à primeira vez onde quer ou se terá de otimizar o percurso face às contrariedades que for encontrando.

A visão de carro coloca o líder no terreno diário em registo reativo ao que vai aparecendo. Entra na rotina do “fazer” e não do “fazer-fazer” como seria desejável. Parar para refletir e alinhar ponteiros é o passo necessário para saber onde está e para onde quer ir.

Que tipo de visão tem enquanto líder: de avião ou de carro? Ou ainda de helicóptero (apresentamos esta terceira e última visão na próxima semana)?

07-10-2016


Alexandra Lemos é coach, formadora, oradora, autora e apresentadora de televisão – assim se pode definir de forma sucinta a colaboradora do Portal da Liderança na área do coaching. Engenheira de formação, aos 45 anos é diretora no board of directors mundial da ICC – International Coaching Community (em 70 países). E tem mais de duas décadas de experiência profissional em várias PME e em multinacionais de referência, onde tem exercido executive coach e team coach. Sem esquecer que, na qualidade de engenheira, fez parte da equipa técnica que operacionalizou o sistema óleo hidráulico de acionamento das cofragens da ponte Vasco da Gama.