Chanda Kochhar: Com um ambiente neutro quanto ao género, as mulheres irão crescer sozinhas e por mérito

Watch the video

Chanda Kochhar: Com um ambiente neutro quanto ao género, as mulheres irão crescer sozinhas e por mérito

Chanda Kochhar, CEO do ICICI Bank, o maior banco da Índia e segundo maior banco mundial, onde as mulheres ocupam mais de 40% dos principais cargos, refere que, quando começou “muita das empresas tinham muitos preconceitos relacionados com o género” e que acredita que, para se ser um grande líder, é necessário “fazer com que a sua equipa entenda a sua visão”.

É incomum como mulher estar nesta posição? Isto é algo extraordinário para a Índia?

Hoje em dia, é possível observar a evolução que tem havido na Índia relativamente a diversidade de géneros. Portanto, hoje em dia é normal encontrar muitas mulheres no topo da indústria bancária. Devo dizer que, quando eu comecei a minha carreira, 25 ou 26 anos atrás, as coisas eram bem diferentes. Não havia tantas mulheres no mercado de trabalho e muita das empresas tinham muitos preconceitos relacionados com o género. Eu, como mulher, nem pensaria sequer em me candidatar a um emprego nessas empresas. A organização com quem tenho crescido teve sempre uma cultura de meritocracia. Não havia nada de especial para as mulheres, facilidades, reservas ou privilégios. O que temos de especial é que um ambiente neutro quanto aos géneros. Qualquer trabalho ou oportunidade é atribuída consoante as habilidades da pessoa. O crescimento de cada pessoa depende do seu desempenho e potencial, independentemente do seu género. Acredito que se oferecerem um ambiente neutro quanto ao género, as mulheres irão crescer sozinhas e com o seu próprio mérito. 

O que acha que faz de si uma grande líder?

Penso que é a capacidade para entender o ambiente e de guiar a organização no sentido mais adequado a esse ambiente. Acreditar numa organização que consegue crescer mais de 35% ou 40% por ano, ano após ano, e durante muitos anos. No início de 2008, vimos que o ambiente estava a mudar pelo que atravessámos um período de consolidação. 

O outro requisito é que não pode tentar guiar a organização sozinho. Tem que ter uma equipa que o ajude, e fazer com que a sua equipa entenda a sua visão. A sua equipa tem de concordar com a sua visão. Faça com que eles se esforcem e mantenha o nível de exigência cada vez mais alto. No entanto, deve faze-los sentir que tal é possível, se se esforçarem um pouco mais, e que estão a conseguir cada vez mais algo que é exequível, realizável e possível de concretizar.

E isto é difícil?

Mesmo que não seja difícil, também não é fácil.

 


Chanda KochharChanda Kochhar é CEO do ICICI Bank, o maior banco da Índia e segundo maior banco mundial. Sob a sua direção, o ICICI Bank ganhou vários prémios de reconhecimento como, por exemplo, melhor banco da Índia e melhor banco da Ásia. A título pessoal, tem sido também premiada, como melhor executiva do ano em 2011 e como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo. Chanda entrou para o ICICI Bank como estagiária em 1984, em 2001 integrou a administração do banco e ocupa o cargo atual desde 2009. Kochhar é membro do Conselho do Primeiro Ministro para o Comércio e Indústria, da Câmara de Comércio, do Comité de Alto Nível sobre a Infraestrutura de financiamento, do CEO Fórum US-Índia e do Fórum CEO Reino Unido-Índia. É ainda vice-presidente da Associação dos Bancos da Índia e membro do Conselho Indiano para Pesquisas em Relações Económicas Internacionais, e da Conferência Monetária Internacional, entre outros. Kochhar foi agraciada em 2011 com o Padma Bhushan, uma das mais altas honras civis da Índia.