João Noronha Lopes: Um líder tem de tomar decisões sem conhecer todas as respostas

Watch the video

João Noronha Lopes: Um líder tem de tomar decisões sem conhecer todas as respostas

João Noronha Lopes, Presidente da Região Sul da Europa do McDonald's e vencedor do Best Leader Awards* 2013, em entrevista ao Portal da Liderança confessou que  "não há nenhuma carreira internacional que não comece por uma nacional" e que "dar o exemplo a todos tem de ser fundamental". 

Portal da Liderança (PL): Na sua opinião, quais as caraterísticas fundamentais de um líder?

PL: Foi o vencedor do Best Leader Awards 2013 na categoria de Líder Internacional. Qual a importância que este prémio teve para si? 

PL: Quais as alavancas da sua liderança que lhe permitiram sustentar o sucesso da Região Sul da Europa do McDonald's neste contexto de maior adversidade económica e social?

PL: Qual o momento do seu percurso profissional que foi decisivo para chegar onde está hoje?

*O Best Leader Awards é uma iniciativa promovida pela Leadership Business Consulting, que visa distinguir anualmente as personalidades que se destacaram como “Líderes” em vários domínios. O Best Leader Awards é uma TradeMark registada internacionalmente.

 


Joao-Noronha-LopesJoão Noronha Lopes é licenciado em direito, é presidente da região Sul da Europa McDonald's desde 2008 (que abrange nove países: Bélgica Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Malta, Marrocos, Portugal e Suíça). Iniciou a carreira na multinacional americana em 2000, ao entrar para as direções jurídica e de franchising da McDonald's Portugal. No ano seguinte passou a responsável jurídico da região sul da Europa. Em 2002 ocupou o cargo de diretor-geral da McDonald's Portugal, sendo o primeiro português a assumir esta função de topo, liderando uma equipa de gestão 100% portuguesa. Passados quatro anos, acumulou a direção-geral em Portugal com a coordenação europeia das relações com os franchisados. Antes de integrar a McDonald's, João Noronha Lopes foi sócio fundador da sociedade de advogados José Alves Pereira & Associados, de 1991 a 1999, bem como advogado no escritório Vieira de Almeida Advogados, no período entre 1989 e 1999.