João Trigo da Roza: Foi preciso muita resistência para fazer a mudança para o empreendedorismo

Watch the video

João Trigo da Roza: Foi preciso muita resistência para fazer a mudança para o empreendedorismo

João Trigo da Roza, presidente da Associação Portuguesa de Business Angels, confessa que "Prefiro uma ideia média com uma excelente equipa do que uma excelente ideia com uma equipa mediana" e que, no seu caso, "foi preciso muita capacidade de resistência para fazer a mudança para o empreendedorismo".

João Trigo da Roza cedeu esta entrevista no âmbito do lançamento da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pela SEDES.

Portal da Liderança (PL):  O que é que mais o desafia na liderança da Associação Portuguesa de Business Angels (APBA)?

PL: Qual a situação com que mais aprendeu em termos de liderança?

Alguns destaques:
Houve uma altura em que achei que precisava de mais alguma coisa.

Precisava de transformar os conceitos aprendidos na universidade em valor económico e social. 
Quando optei pelo empreendedorismo, a maior parte das pessoas à minha volta não entendiam bem essa opção. 
Foi preciso muita capacidade de resistência para fazer a mudança para o empreendedorismo.

PL: O que é imprescindível para se ser empreendedor?

PL: Tendo em conta a atuação da APBA na lusofonia, o que gostaria de ver acontecer ao nível do empreendedorismo no espaço lusófono?

PL: O que é que leva os investidores a investirem em determinada empresa e não noutra?

Alguns destaques:
Prefiro uma ideia média com uma excelente equipa, do que uma excelente ideia com uma equipa mediana.

No final do dia, quem faz acontecer uma startup são as pessoas.. 

 


Joao-Trigo-Roza-Business-Angels

João Trigo da Roza é Presidente da APBA - Associação Portuguesa de Business Angels e Partner da Toplever. Entre outras funções foi Presidente da Comissão Executiva da PT Multimédia.com, Presidente da Telepac, Presidente do portal Sapo, administrador da PT Ventures e administrador da Parque Expo Promoção e Desenvolvimento Imobiliário (Expo 98). Na qualidade de business angel é sócio da Brains2Market, veículo de investimento que tem apoiado o lançamento e a internacionalização de start-ups. Adicionalmente tem promovido o empreendedorismo qualificado em Portugal através de diversas iniciativas, de que se destaca a Global Entrepeneurship Week Portugal, de que foi CEO. Iniciou a sua carreira de consultor na McKinsey & Company, onde foi Senior Manager. Mais tarde foi Vice-presidente e Country Manager da ATKearney. Foi Assistente do Instituto Superior Técnico, onde se licenciou em engenharia civil e obteve MSc em Engenharia de Estruturas. Possui um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou o Executive Program on Growing Companies, na Stanford Business School, e a pós-graduação em Privaty Equity and Venture Capital, pela Harvard Business School. Atualmente, é professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, onde leciona a cadeira de Entrepreneurship.