Ram Charan: Como ver a crise enquanto oportunidade e sair um vencedor

Watch the video

Ram Charan: Como ver a crise enquanto oportunidade e sair um vencedor

Ram Charan aconselha todos os líderes a verem a crise como uma oportunidade, como forma de sair da mesma de forma vencedora.  

Aqui, Ram Charan analisa a liderança em tempos de crise em várias dimensões, desde as atitudes a tomar pelo líder à definição dos resultados, como sair da crise e estimular a inovação, e ainda o caso específico de Obama enquanto líder em tempos de crise.

Relativamente às atitudes a tomar pelo líder em contexto de crise, Ram Charan refere que deverá:
- Desenvolver um ponto de vista sobre a crise e como esta está a evoluir;
- Concluir quais os fatores que a resolverá;
- Definir a sua abordagem à crise;
- Ser humilde;
- Ouvir os pontos de vista dos outros;
- Comunicar, comunicar, comunicar.

Refere ainda ser essencial o investimento na inovação, criando uma equipa exclusivamente dedicada a este objetivo e dotada dos recursos necessários, onde, para além desta, deverá ainda investir em parcerias estratégicas no processo de inovação que desenvolve, e aproximar a empresa das universidades como fontes de ideias.

 

Ram Charan é um conceituado consultor de CEO e executivos de primeira linha em empresas como a DuPont, a General Electric (GE), Ford, Duke Energy e Verizon. Especialista em governança corporativa, aconselhou homens poderosos do mundo dos negócios, e foi decisivo ao traçar o rumo de diversas empresas. Jack Welch, ex-CEO da GE, conta na sua biografia que Charan o influenciou e ajudou na definição de conceitos.
Ram Charan começou a carreira ainda adolescente, na mercearia do pai. Fez o doutoramento em Harvard e foi o primeiro professor indiano a dar aulas na Harvard Business School. Também lecionou na universidade Kellogg. Os seus livros, quase todos best sellers, mostram o lado prático dos negócios. No título “Perspicácia: O que o Presidente da sua Empresa Quer que Você Saiba”, Charan defende que as feiras ao ar livre são excelentes lugares para se aprender sobre negócios. Foi apontado pela revista Business Week como um dos 10 melhores consultores para cursos in-company.