Não há limites – ou o que podemos aprender com um atleta de 85 anos

Não há limites – ou o que podemos aprender com um atleta de 85 anos
4 minutos de leitura

15 horas, 59 minutos e 41 segundos – foi quanto tempo levou Lew Hollander, com 85 anos, a completar a mais importante e mais dura competição desportiva do planeta. 

Andreas von der Heydt

O atleta, cientista e autor participou, uma vez mais, no Campeonato do Mundo de Ironman, que decorreu em outubro último em Kailua-Kona, no Havai, naquele que é, sem dúvida, o evento mais emblemático de triatlo. E detém atualmente o recorde mundial do Guinness para o concorrente mais velho nesta modalidade; feito que já tinha atingido com a idade de 82. Lew Hollander completou o seu primeiro Ironman aos 55 anos. E não se fica só por esta modalidade, pratica outras, como ping-pong, em que ainda se mantém ativo.

A 10 de outubro de 2015, Lew Hollander juntou-se a mais de 2 mil atletas que embarcaram numa jornada que representa o derradeiro teste para o corpo, mente e espírito, e tentam merecer o título de Ironman. O que podemos então aprender com Lew e a sua incrível motivação, vontade e atitude? É só prosseguir a leitura.

Divirta-se!
Não se leve, nem às suas tarefas ou desafios, muito a sério. Tente antes apreciá-los e ver o lado positivo. Divirta-se! Lew ama o que faz. Também deveria adorar o que faz!

Pratique a persistência
Lew está constantemente a praticar e focado no que está a fazer. Sem permitir quaisquer oscilações extremas ascendentes ou descendentes. Ou seja, faça da consistência um dos seus pilares fundamentais, em qualquer projeto ou missão que tenha em mente.

Aprenda e melhore constantemente
Pergunte a si mesmo se deu realmente o seu melhor após ter completado uma tarefa. Olhe para trás, reflita e aprenda. O dia todo. A semana toda. Viver é aprender e crescer. É o que o atleta apelida de “princípio do espelho”, onde vê a sua imagem refletida e pergunta “Lew, fizeste o melhor que podias hoje?”. E se puder responder “sim”, é só o que importa.

Tenha uma mente aberta e seja flexível
Acolha a mudança e esteja disposto a ser flexível, uma vez que a mudança é inevitável. Acredite na sua capacidade de adaptação e de aprender. O gosto de Lew Hollander por desporto cresceu ao longo dos anos, e tem tirado partido dos avanços da tecnologia e do evoluir do enfoque na dieta alimentar, planos de formação, etc.

Concentre-se em si
Não tente imitar os outros. Não se deixe distrair por outras forças (ou fraquezas). Em vez disso descubra no que é bom e tente tornar-se verdadeiramente excecional naquilo que faz. Isto requer rigor e trabalho árduo.

Responsabilize-se
Aprenda a responsabilizar-se pelo seu comportamento e aprenda com os erros do passado. Não volte a cometê-los. É a única pessoa responsável por si e pelas suas ações, não os outros. Procure oportunidades com base no seu mérito. O mundo não lhe deve nada.

Siga outras paixões
Mesmo que tente tornar-se excelente em algo, não se esqueça de tudo o resto de que também gosta.

Acredite em si próprio
É único. É espetacular. Já provou várias vezes ao longo da vida que é uma pessoa empreendedora. Lembre-se dos seus pontos fortes e das suas realizações. Acredite em si e tenha mais confiança nas suas competências e mais-valias.

Fique feliz pelas outras pessoas
Se Lew Hollander não tivesse conseguido livrar-se da sua inveja natural (que todos nós carregamos), teria deixado de participar em qualquer prova de triatlo há já muitos anos. Em vez disso reconhece que o sucesso vem com trabalho árduo, e o estar disposto a trabalhar com afinco para criar as suas hipóteses de sucesso.

Ajude os outros a ter sucesso
É nossa responsabilidade ajudar os outros a aprender, a crescer e a serem bem-sucedidos. Devemos partilhar de forma generosa o nosso conhecimento e a nossa sabedoria. Assim estaremos a estimular as outras pessoas a também partilharem connosco o que sabem. O que damos, recebemos. É um dos princípios mais poderosos na vida.

28-04-2016
 
 

AndreasHeydtAndreas von der Heydt, considerado um dos Top 50 LinkedIN Influencers a seguir em 2015, é o head e diretor de conteúdo Kindle na Amazon na Alemanha, tendo ocupado vários cargos de gestão de topo nesta multinacional e, anteriormente, na L’Oréal. O coach em gestão e especialista em liderança é também autor (o seu mais recente livro é The 7 Qualities of Tomorrow's Top Leaders: Successful Leadership in a New Era) e fundou o Consumer Goods Club.