CEO português Carlos Tavares vai trabalhar com Louis Gallois, nomeado chairman da Peugeot

CEO português Carlos Tavares vai trabalhar com Louis Gallois, nomeado chairman da Peugeot

É a primeira vez que um elemento exterior à família lidera a Peugeot. Gallois vai trabalhar com premiado* Carlos Tavares, que entrará em funções como CEO da empresa até ao final de Março.

Carlos-Tavares
Louis Gallois é o novo chairman do grupo PSA Peugeot Citroen que, após aprovação dos acionistas na próxima assembleia-geral de Abril, assumirá as novas funções, segundo o comunicado divulgado pela companhia de Paris. Gallois faz parte deste órgão desde Fevereiro de 2013 e foi ontem nomeado pelo conselho de administração da empresa para substituir Thierry Peugeot, no cargo desde 2002.

O novo chairman vai ser o “braço-direito” de Carlos Tavares (na foto), novo CEO da empresa.

O português vai substituir Philippe Varin até ao final de Março.

Citado pela Reuters, o analista do grupo ISI Erich Hauser diz ver a perda da influência da família na gestão da empresa como “um passo na direção certa”.

louis-gallois-peugeotO analista do grupo ISI, no entanto, não prevê um futuro fácil para o fabricante gaulês (na foto): “a grande questão é saber como três grandes acionistas, com posições iguais, vão controlar mais facilmente a Peugeot do que aquilo que a família tinha feito até agora”.

A mudança no conselho de supervisão marca as alterações que a PSA tem sofrido nos últimos meses: a família Peugeot partilha o capital social com o Estado francês e o grupo chinês Dongfeng. Em Fevereiro de 2014, o Estado francês e a fabricante chinesa investiram, cada um, 800 milhões de euros no capital da empresa, parte do aumento de capital da empresa no valor total de três mil milhões de euros. O acordo com a Dongfeng será oficializado a 26 de Abril. Segundo a Reuters, a assinatura da entrada de capital será feita durante a visita a França do Presidente chinês, Xi Jinping na próxima semana.

*Carlos Tavares foi galardoado como Líder Internacional pelo Best Leader Awards em 2010. O Best Leader Awards é uma iniciativa promovida pela Leadership Business Consulting, que visa distinguir anualmente as personalidades que se destacaram como “Líderes” em vários domínios. O Best Leader Awards é uma TradeMark registada internacionalmente.



Fonte: Negócios