Sócrates: 7 Lições de liderança da intrigante personalidade de um zé-ninguém

Sócrates: 7 Lições de liderança da intrigante personalidade de um zé-ninguém
5 minutos de leitura

Nunca na história houve uma personalidade mais intrigante do que a de Sócrates. O ancião filósofo grego muito teve a dizer de extremamente relevante para a vida atual. Os seus conselhos são certeiros para o desenvolvimento da liderança nos tempos modernos.

Socrates-licoes-liderancaNo entanto, os historiadores não têm a certeza de que Sócrates tenha realmente existido. De facto, pode ser mesmo um zé-ninguém. Não há provas de que tenha escrito coisa alguma. Tudo o que sabemos sobre Sócrates foi escrito por outros que dizem tê-lo conhecido, entre eles alguns nomes de personalidades conhecidas da história grega, como Platão e Aristóteles.

Tenha Sócrates existido enquanto pessoa real ou apenas como criação, as suas palavras inspiradoras e os seus ensinamentos aplicam-se às circunstâncias atuais.

1. O importante não é viver, mas sim viver bem.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas procuram um propósito e um sentido de vida. Muitos empregos parecem desprovidos de qualquer propósito, pelo que as pessoas acabam por procurar o seu propósito de vida fora dos seus locais de trabalho, como no voluntariado e na ajuda à família e aos amigos. Viver bem significa descobrir qual o seu código de valores e viver de acordo com ele, de forma a consolidar o seu objetivo de vida. Enquanto líder, ou gestor de equipa, destaque sempre o sentido do trabalho que cada um está a fazer. Ajude-os a perceber que há um propósito maior que decorre do trabalho de todos, e não apenas um conjunto de pequenas tarefas sem sentido.

Desenhe uma linha entre aquelas que são as funções de cada pessoa e o objetivo final.

2. Sou o homem vivo mais sábio, porque sei uma coisa, e isso é que nada sei.

Os líderes mais eficazes admitem que não sabem tudo. Estes delegam o conhecimento e a experiências noutros, para que passem à execução. Sócrates acreditava verdadeiramente na humildade, enquanto catalisador da aprendizagem e do crescimento.

3. É um homem de coragem aquele que não desiste, mas que persiste no seu cargo e combate o inimigo.

Enfrente os seus problemas de cabeça erguida. Dessa forma, verá que lhe parecerão muito menores. Não evite conversas difíceis. Pelo contrário, tenha-as o mais depressa possível. Quando mais adiar a decisão de lidar com um assunto problemático, maior este se torna na sua cabeça, até que se torna tão imenso que o submergirá.

4. A melhor forma de viver honradamente neste mundo é sendo o que pretende ser.

Siga os seus sonhos. Desenvolva o pensamento daquilo que gostaria de ser. Quer ser CEO? Pense como um. Quer ser gestor? Pense como um. Aproprie-se do papel e funções que deseja desempenhar na sua vida.

Pode pensar literalmente sobre qual o caminho a percorrer para chegar ao cargo que pretende.

5. Pessoas inúteis vivem apenas para comer e beber; pessoas de valor comem e bebem apenas para viver.

Sócrates toca aqui no que realmente é importante e que o levará a uma vida verdadeiramente vivida. No seu tempo, e por certo ainda hoje, muitas pessoas limitavam-se a “existir”. Comerem, dormirem e assim consecutivamente. A vida é muito mais. Saia da sala de reuniões e viva a vida ao máximo.

Tem a obrigação de não desperdiçar a sua vida.

6. A sabedoria começa no questionar.

O ritmo agitado da vida de hoje deixa muito pouco espaço para explorar os seus interesses e curiosidades. Tire apenas dez minutos do seu dia para pesquisar sobre qualquer coisa do seu interesse em geral.

Aumentar o seu conhecimento, numa ou em várias áreas, augurará boas coisas para si e para a sua carreira.

7. Cuidado com a esterilidade da vida agitada.

Sócrates sabia que estar ocupado apenas para estar ocupado nada traz e nada consegue. De facto, é mesmo contraproducente. Embora proferidas há centenas de anos atrás, estas palavras são hoje mais importantes do que nunca. Se puder ocupar-se menos e alcançar mais, esse será um objetivo merecedor de valor.

Os líderes de sucesso do amanhã não terão smartphones e não serão assim tão ocupados. Estes trabalharão de forma mais inteligente… como Sócrates.

Leve hoje a forma de pensar de Sócrates consigo para o trabalho!


Artigo traduzido com autorização do autor.

 


Cory-Galbraith-artigosCory Galbraith é fundador e líder da Galbraith Consulting, dedicada ao desenvolvimento da liderança, aconselhamento, palestras e conferências (costumizadas para o setor industrial e para o público geral) em temas de liderança. Para mais informações e contacto, ver aqui