Quando sabemos qual o sistema de valores e atitudes que queremos ter e que nos garantirão a credibilidade junto dos outros, mas insistimos em cometer facadinhas porque “o mal só acontece aos outros”, poderemos ser um dia surpreendidos e dar conta de que já ninguém acredita em nós. A consequência? Se o negócio não vai mal, para lá caminha.
O sistema de valores e atitudes que nos ganham e garantem a reputação e credibilidade que temos junto dos nossos colaboradores e clientes, é algo quase imaterial e hipotético, mas decisivo para o bom caminho do negócio, quer dentro, quer fora de portas.
Ora pense: o que acontece quando alguém lhe falha consecutivamente e na hora dá o dito por não dito? E quando é tão agradável de ouvir… mas depois nada passa à ação? Ou pior, lhe exige sem dar o exemplo, sendo o oposto do que apregoa? Entre outras, quantas destas atitudes são capazes de fazer fugir o mais antigo cliente e o mais fiel dos colaboradores.
Jacqueline Whitmore, autora do livro “Poised for Success: Mastering the Four Qualities That Distinguish Outstanding Professionals”, apresentou aquelas que pensa serem sete simples formas de garantir que conseguirá estar apto a conduzir o negócio segundo os mais elevados padrões de profissionalismo, que todos sabemos que devemos seguir, mas que, muitas vezes, vão sendo “esquecidas”.
1. Seja honesto.
“Infelizmente, a fraude e os escândalos são demasiado comuns no mundo dos negócios nos dias de hoje. A sua credibilidade é monitorizada pela capacidade que apresenta de ser honesto, independentemente da situação em causa. Mesmo sendo tentado a mentir intencionalmente, a deturpar ou falsificar algum aspeto do seu negócio, os custos que isso trará a longo prazo superam imensamente os benefícios que poderia trazer no curto prazo. Mesmo as pequenas mentiras poderão danificar ou mesmo arruinar toda a sua reputação.”
2. Mantenha a sua palavra.
“A sua reputação profissional é afetada quando não cumpre com uma promessa. Cada vez que se compromete, tem a oportunidade de aumentar ou de diminuir o grau de credibilidade que aufere junto dos outros. Tudo o que tem ao seu dispor é a sua palavra. É importante que seja direto e aberto, que permita que todos os envolvidos saibam o que podem esperar antes de iniciar um novo projeto. Ninguém gosta de surpresas. Se não consegue terminar dentro do prazo estabelecido ou manter-se dentro do orçamentado, avise imediatamente os clientes em causa. As pessoas tendem a ser muito mais compreensivas e a perdoarem quando foram avisadas da situação com antecedência.”
3. Admita os seus erros.
“Errar é um aspeto inevitável no negócio. Apesar de acontecerem, os gestores e empreendedores de sucesso percebem quanto é importante manterem-se focados nas soluções, em vez de se deixarem ficar obcecados pelos problemas.
Para que consiga manter a reputação profissional de ser alguém honesto e em quem se pode confiar, comunique os erros cometidos assim que dê por eles. Não tente disfarçá-los, ignorá-los ou minimizá-los, ou atribuí-los a outros envolvidos no seu negócio. Em vez disso, assuma a responsabilidade e procure uma solução. Aprenda sempre com os seus erros e siga em frente.”
4. Seja pontual.
“Os clientes irão avaliá-lo igualmente quanto ao grau de compromisso. Muitos só o escolherão para trabalhar com eles pelo seu grau de consistência no cumprimento de prazos de entrega dos projetos e capacidade para se manter dentro dos orçamentos, em detrimentos de alguém de grande talento mas em quem não podem confiar. Faça uma cuidadosa gestão do seu tempo e garanta que nunca falta a uma reunião, a um prazo ou a um compromisso assumido.
Quando se reunir com clientes e associados, faça por chegar alguns minutos mais cedo. Conte com algum tempo extra para um eventual engarrafamento, dificuldades em estacionar ou tempo adverso. Se chegar algum tempo antes da hora, use-o para ir à casa de banho, compor-se e focar-se na atitude certa a ter. Ganhe pontos com a sua pontualidade e estabeleça contato com as pessoas que já tiverem também chegado. Se algo inesperado o atrasar, não invente uma desculpa e, em vez disso, simplesmente desculpe-se.”
5. Não use calão na sua linguagem.
“Escolha cuidadosamente as suas palavras. O que diz e como o diz pode gerar um profundo impacto na forma como os outros o percecionam. Se usar calão ou uma linguagem menos própria publicamente, poderá estar a passar a mensagem de ser imaturo, impaciente e com pouco autodomínio.
Blasfemar num contexto profissional nunca lhe angariará o respeito daqueles que o rodeiam. Além disso, se recorrer ao calão, irá encontrar-se provavelmente isolado dos outros. Não dê aos clientes, colegas e fornecedores uma desculpa para não trabalharem consigo. Se se encontrar tão enervado e irritado que comece a perder o controlo, vá dar um passeio. É muito melhor desculpar-se e sair do que dirigir a sua irritação a outra pessoa.”
6. Lide graciosamente com os conflitos.
“Haverá alturas em que não concordará com os seus clientes, colegas e sócios. O potencial para ocorrerem discussões e desentendimentos fará sempre parte do negócio. É como lida com as situações difíceis que revela o seu caráter. Se um cliente testar a sua paciência ou questionar a sua autoridade, não deixe que essa situação o descontrole. Tente não reagir violentamente ou direcionar a sua frustração contra outra pessoa. Em vez disso, trabalhe com o cliente no sentido de chegarem a um compromisso. Quando estiver errado, renda-se com graciosidade.”
7. Não queime relacionamentos.
“O mundo dos negócios é tumultuoso. Nunca se refira negativamente sobre um ex-cliente ou sobre uma relação de negócios. O seu adversário de agora poderá ser o seu aliado no futuro.
Os relacionamentos mudam e as pessoas poderão surpreendê-lo com uma mudança de postura ou de estatuto. Aquele que um dia tomou como indiferente pode afinal revelar-se numa aquisição poderosa.”
Quando estiver em dúvida quanto às decisões e atitudes a tomar para com os seus colaboradores, clientes, sócios e fornecedores, lembre-se destes sete conselhos e ganhe pontos na sua reputação e credibilidade, na certeza de que muito lhe vão custar a ganhar e manter, e muito facilmente as poderá perder!
Fonte: Entrepreneur
Fátima Rodrigues foi gestora do Portal da Liderança e editora de conteúdos da Leadership Business Consulting, tendo sido coordenadora editorial da área de business do grupo Almedina e lecionado na Congrégation Saint-Joseph de Cluny. Esteve ligada vários anos ao Conselho da Europa, onde exerceu funções de formadora do GERFEC em relações interculturais e interreligiosas em contexto corporativo e social.