As primeiras 4 coisas que deve fazer logo pela manhã

As primeiras 4 coisas que deve fazer logo pela manhã
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Já aconteceu constatar que são 12h00 e ainda não conseguiu fazer nada na lista de prioridades? Só tem de dar um impulso ao seu dia com as tarefas certas. E que são tão simples.

Elana Gross 

Há pouco tempo decidi começar a trabalhar uma hora mais cedo. Tinha um objetivo em mente: dominar o mundo, ter produtividade ao início da manhã. Fiz café, vi os e-mails, e, de repente… era meio-dia. Para onde tinha ido o tempo? E, mais importante, por que não consegui fazer nada de substancial? Bem, limpei a minha caixa de correio, mas não tratei de nada na minha lista de coisas a fazer.

Depois da minha manhã nada produtiva, decidi fazer pesquisa no sentido de descobrir o caminho certo para passar a primeira hora do meu dia de trabalho. E, depois de um pouco de prática, percebi o quão produtivo se pode ser quando se pensa no assunto. Só tem de pegar num café e fazer das quatro etapas que se seguem a sua rotina de trabalho pela manhã.

1.ª Engolir um sapo
Mark Twain afirmou que, se a primeira coisa que fazemos de manhã é engolir um sapo vivo, podemos avançar pelo resto do dia com a noção de que não pode ficar pior. Isto significa simplesmente que devemos fazer a nossa tarefa mais importante em primeiro lugar. Vários estudos têm mostrado que se tem mais força de vontade na parte da manhã, por isso, aproveite o seu momento de motivação e domine a sua mais importante tarefa de forma brilhante e… cedo.

2.ª Procurar sinais de alerta
Os especialistas em produtividade recomendam que não passemos a manhã a ver e a responder a e-mails (como aprendi em primeira mão, pode inviabilizar por completo as boas intenções). Concentre a sua manhã no que precisa de fazer, e não nas pequenas coisas que as pessoas precisam de si. Passe rapidamente os olhos pelos seus e-mails para ver se há algo de alta prioridade que vá afetar os seus objetivos para o dia, em seguida, mantenha o comboio em movimento. Como afirma a autora de “Never Check E-Mail In the Morning”, Julie Morgenstern, “os pedidos e as interrupções e as surpresas e aqueles lembretes e os problemas que nunca mais acabam... há muito pouco que não possa esperar um mínimo de 59 minutos”. Então, se quer ter maior produtividade ao longo do dia, afaste-se da sua caixa de correio na parte da manhã. A sério.

3.ª Ordenar a lista de atividades
Organizar a lista de afazeres pode soar a mais uma coisa a acrescentar à lista de coisas a fazer… mas é como criar uma bússola que nos vai guiar àquela altura de ouro – a “hora de encerrar o expediente”. Como decidir que tarefa é “mais importante” que outra? Use a gestão do tempo e coloque cinco perguntas rápidas: Está a dar um passo em direção a um grande objetivo profissional? O seu chefe diz que é uma prioridade? Faz-lhe ganhar dinheiro? Será que alivia a carga mental? Só pode ser feito hoje? Depois de ter a lista organizada, “desmonte” as grandes tarefas em ações específicas de forma a poder realizá-las. 

4.ª Ver como está a equipa
É uma pequena atitude, mas poderosa. Diga olá aos colaboradores na parte da manhã. Não só ajuda a começar o dia de bom humor, como os trabalhadores ficam mais propensos a apoiar o colega do lado caso este precise de ajuda para apagar um fogo ao longo da tarde.

E são estes os passos que temos de dar para conseguir fazer mais durante um dia de trabalho – pela manhã beba café, engula um sapo metafórico, e… comece a trabalhar.

Entretanto, como saber se está a aproveitar o seu tempo da melhor forma? Experimente fazer o survey “Identifique as suas principais limitações na gestão do tempo”.

12-07-2018

Fonte: Fast Company


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ElanaGross

Elana Gross, estratega de conteúdo e autora de aconselhamento de carreira e estilo de vida, tem artigos publicados na Time, Fast Company, Mashable, Business Insider ou o The Huffington Post.